quinta-feira, 15 de julho de 2010

Planeta-Mãe - 20

(...)
O AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Um relatório da FAO evidenciou em 2007 que o desenvolvimento da agricultura tradicional permitiria alimentar, em quantidade e qualidade, toda a população planetária. Além do mais, esta reconversão daria trabalho a milhões de pessoas, hoje desocupadas e miseráveis.
Dar às populações os meios para reconquistarem a soberania alimentar, traria às pessoas um elemento essencial que elas não podem encontrar enquanto dependentes da caridade mundial: a sua dignidade.
No quadro dum regime alimentar adaptado, usando técnicas de cultura agro-ecológicas, uma família de 4 pessoas pode ser auto-suficiente alimentarmente com um hectare de terra arável. Isso representa um quarto de hectare por habitante, havendo 2,3 à escala planetária. Temos 30 milhões de hectares de terra arável em França, o que perfaz meio hectare por habitante.
Do ponto de vista da natureza, se ela tivesse que fazer justiça pelas suas próprias mãos, começaria por erradicar os 20% de humanos responsáveis por 80% das destruições, pilhagens e poluições: NÓS, que nos permitimos afirmar que “somos demasiado numerosos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário