sábado, 31 de julho de 2010

Planeta-Mãe - 21

(...)
MODO DE VIDA E MODELO ECONÓMICO
Esta lista de fenómenos explicativos do aumento da procura nos mercados mundiais de alimentos não é exaustiva. Mais ainda do que as razões da baixa de produção, ela revela que as tendências em curso partilham com ela a mesma causa fundamental: o nosso modo de vida ocidental e as necessidades que daí decorrem.
Resolver o problema da fome no mundo, e evitar que um dia nos atinja, passa necessariamente por pôr em causa o nosso modo de vida, os nossos valores, o nosso modelo sócio-económico. Os números da fome no mundo, nas últimas décadas, acompanharam os números da obesidade nos países desenvolvidos. E muito antes de viver uma situação de penúria, a subida de preços dos produtos alimentares bem pode conhecer uma amplitude e uma brutalidade que temos hoje dificuldade em imaginar. Vários factores alimentam a volatilidade dos preços…

OUTROS FACTORES QUE INFLUENCIAM OS PREÇOS

Para além dos riscos de escassez, há outros parâmetros que pesam sobre os preços dos produtos alimentares nos mercados mundiais. Além do seu preço ligado ao modo de produção, os factores económicos e políticos são igualmente determinantes.

Uma agricultura dependente do petróleo

São necessárias 3 toneladas de petróleo para produzir uma tonelada de adubo azotado. São necessários 3 litros de petróleo para produzir uma salada cultivada em estufa aquecida. O mesmo para um quilo de tomate. Sete litros de petróleo são consumidos para obter um quilo de carne, etc.
Duma forma geral, a agricultura intensiva consome entre 5 e 10 kilojoules de energia-petróleo para produzir 3 kilojoules alimentares. Neste modo de produção, quando os preços da energia sobem, os dos alimentos seguem atrás.
A subida dos preços dos produtos alimentares, constatada desde o início dos anos 2000, estava em parte ligada a este fenómeno. Era a lei da oferta e da procura no mercado do petróleo que fazia subir os preços dos alimentos. A especulação em alta sobre o preço do barril de petróleo intensificou-se a partir do fim do ano de 2007, ao mesmo tempo que se aplicou às matérias-primas e aos produtos agrícolas.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário