segunda-feira, 4 de abril de 2011

Planeta-Mãe - 42

Mudança de olhar sobre a vida do campo
Desde que os homens começaram a cultivar a terra, raramente os que a trabalhavam eram os seus possuidores. Em nome desta posse, adquirida pela força ou por herança, os servos deviam alimentar os senhores, a sua corte, o clero, os notáveis, os militares, etc. Nos anos de más colheitas, as classes sociais superiores eram as primeiras a servir-se, muitas vezes à força e graças à submissão dos mais fracos. Os que trabalhavam a terra não recebiam muitas vezes mais que migalhas de colheitas que não eram consideradas suas.
Depender dos imprevistos climatéricos e dos caprichos da natureza não é certamente confortável. (…) Mas cultivar a terra num estado de espírito sereno também não é possível, quando as pressões financeiras e políticas são pesadas. Quando as exigências de produtividade e rendimento se tornam obrigações inalienáveis, os imprevistos da natureza tornam-se inaceitáveis. Mesmo tendo mudado na forma, a pressão que pesa sobre os ombros dos camponeses continua, no fundo, a mesma.
No nosso mundo capitalista, a pressão do rei dinheiro substituiu a opressão das leis marciais. Servos aviltados, desunhando-se nos campos para finalmente se contentarem com a sobrevivência, são uma realidade contemporânea. No Ocidente, os agricultores são mantidos pelos fornecedores, as poderosas multinacionais da agroquímica, que lhes fornecem sementes, adubos e pesticidas. E estão também sob a pressão doutras multinacionais, que são os principais clientes: a indústria agro-alimentar e a grande distribuição.
Grandes consumidores de combustível, os agricultores dependem igualmente das flutuações dos preços do petróleo. No momento da sementeira, não sabem a que preço venderão as suas colheitas. Mas sabem com toda a certeza que terão que fazer face aos prazos de vencimento dos créditos bancários. (…)
Vista desta forma, a Idade Média continua actual, apenas a forma e as aparências mudaram. Os “senhores” já não habitam hoje em castelos de pedra instalados no local; antes em torres de vidro e aço, nas grandes cidades, onde se encontram os detentores do capital. (…)

Sem comentários:

Enviar um comentário