domingo, 15 de agosto de 2010

Planeta-Mãe - 22

(...)
Do liberalismo ao proteccionismo
No primeiro semestre de 2008, vários países entre os quais o Vietname, o Egipto, a Índia ou o Cazaquistão anunciaram a redução ou a supressão das suas exportações de cereais. Estas decisões políticas fizeram baixar a oferta nos mercados mundiais.
Tais decisões puseram em evidência os limites dum sistema baseado na livre troca à escala mundial. As noções de abertura e de partilha comum das riquezas não pesam muito numa situação difícil. Nos anos 30, que foram um período de grande depressão económica, o gesto “cada um por si” fez lei, mesmo à escala dos estados.
As relações internacionais foram então fortemente perturbadas por uma guerra comercial, a dos direitos aduaneiros. A corrente de pensamento ultra-liberal nasceu deste medo do proteccionismo. E o medo é mau conselheiro. Hoje são os limites e os excessos do liberalismo mundializado que fazem renascer as tendências proteccionistas.
A história mostra que os conflitos económicos e comerciais entre estados, quando tocam nos fundamentos da vida económica de cada país, quase sempre conduziram a conflitos armados. Saberemos nós escapar a estes extremos, se os litígios assentarem no acesso das populações aos recursos alimentares mundiais?
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário