quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Planeta-Mãe - 25

COMO É QUE CHEGÁMOS AQUI?

UM MUNDO MODERNO
O caminho que nos conduziu à situação actual começou a percorrer-se há vários milhares de anos. Em certas regiões do mundo, os homens deixaram de ser caçadores-recolectores. Tendo aprendido a cultivar, tornaram-se sedentários. Estas mudanças do modo de vida alteraram muitas coisas, mormente a nossa maneira de pensar e a nossa relação com a Natureza.
A partir do séc. XIV, o nosso modelo de sociedade expandiu-se progressivamente pelo planeta, graças aos progressos da navegação. Tribos de África e América do Sul, ameríndios, aborígenes da Austrália… o modo de vida ancestral de numerosas populações acabou por desaparecer. E é verdade que os conquistadores ocidentais tinham argumentos convincentes: as armas de fogo.
Mas uma nova mudança de sociedade se impôs no Ocidente, no séc. XX, sempre em ligação com a agricultura e a maneira de se alimentar. Tudo acelerou há somente 50 anos. Desta vez bastaram alguns decénios para mundializar uma nova maneira de viver, de pensar, e de perceber a Natureza.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário