domingo, 19 de setembro de 2010

Planeta-Mãe - 26

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E ÊXODO RURAL
Reunidos em Londres em 1948, os cinco dirigentes dos países “vencedores” da guerra decidiram sobre a nova imagem que o mundo tomar. Era preciso reconstruir a Europa. Inspirada pelos Estados Unidos, a escolha foi instaurar um novo modelo de sociedade industrial.
A construção desta nova sociedade exigia muito dinheiro. E foi financiada pelos americanos, através do expediente do plano Marshall.
O estabelecimento e funcionamento deste modelo industrial exigia também energia barata: foi o petróleo.
Neste momento da História, a disponibilidade e o preço do petróleo não constituíam preocupação. Os países colonizados ainda se não tinham emancipado. Nós próprios fixávamos o preço da energia, que extraíamos em terra estrangeira. A nossa hegemonia mundial permitia deitar a mão ao essencial dos recursos naturais necessários ao nosso desenvolvimento industrial.
Mas esse desenvolvimento dependia também dum outro recurso: a mão-de-obra. Depois dos 50 milhões de mortos da 2ª Guerra Mundial, dos 2,5 milhões da 1ª, dos 50 a 100 milhões de mortos da pandemia de gripe aviaria de 1918, depois dos anos de fraca natalidade ligada aos conflitos e à grande recessão dos anos 30, eram escassas as forças vivas nos países ocidentais.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário