quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hora do folhetim - 5

(...)
O CORREDOR DA MORTE

SESSÕES FILOSÓFICAS DA REAL SOCIEDADE DE LONDRES
nas quais se referem as actuais acções, estudos e obras de
investigadores, em muitas e importantes partes do mundo.
Vol. LXII do ano de 1772.

ARTIGO XXIX
Relato sobre aves, comunicado a partir da baía do Hudson. Contém observações sobre a sua história natural, assim como descrições latinas de algumas das espécies mais invulgares. Do sr. Reinhold Forster, membro da Real Sociedade.
Antes da construção da manufactura da baía do Hudson, foi oferecida à Real Sociedade uma grande colecção de invulgares quadrúpedes, aves, peixes, etc, incluindo um catálogo dos seus nomes, locais de permanência, hábitos e modos de vida. Isto através do sr. Graham, que pertence à colónia de Seven River. Os gerentes da companhia da baía do Hudson forneceram as indicações mais corteses, por forma a que estas notícias pudessem ser completadas de tempos a tempos.
(Uma vez que todas as aves descritas pelo sr. Forster têm entrada, sob idêntica designação, nos livros de ornitologia do sr. Latham, não se torna necessário fornecer aqui as descrições latinas).
1. Falco columbarius. Esmerilhão-comum. Ave de arribação.
2. ...
3. ...
18. Espécie nova. Scolopax borealis. Maçaricão-esquimó. Esta espécie de maçarico é até hoje desconhecida dos ornitólogos, e é mencionada pela primeira vez na Faunula Americae Septentrionalis, ou no catálogo da fauna norte-americana. Os indígenas chamam-no “wee-kee-me-nase-su”. Procura alimento nos pântanos, comendo vermes, minhocas, etc. Passa por Fort Albany em Abril ou no princípio de Maio. Nidifica no norte, regressa em Agosto, e migra para o sul, em bandos gigantescos, nos finais de Setembro.

(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário