sábado, 10 de outubro de 2009

Hora do folhetim 0 - JC3

A hora do folhetim é um intermezzo lúdico e didáctico. Crê-se que vem a propósito, justamente por causa da questão da extinção das espécies.
É a história d'O Último Maçaricão-Esquimó, uma espécie hoje extinta, mas há décadas muito comum na América. Nidificava no Árctico, e passava o inverno no sul da Patagónia. E durante essas migrações gigantescas era o alvo predilecto dos caçadores do Middle-West. Acabou dizimado por eles.
O autor é um biólogo canadiano, Fred Bodsworth, que a publicou em 1954. Não tem edição portuguesa.
Eu tive a sorte de receber a obrinha, no Natal de 1977, duma namorada que tive na Alemanha. Muito mais tarde traduzi-a. A obra, que não a namorada. Porque essa nunca a soube traduzir. A namorada, que não a obra. Agora apresento-a aqui, em fascículos. Prazer e proveito é o que desejo aos leitores.
Contra-capa
Viaja sem descanso, do Árctico para sul, levado pelo desejo de encontrar uma companheira. Luta encarniçadamente com o frio e a neve, com a chuva e os temporais, vence o Atlântico num voo ininterrupto de 60 horas, recobra novas forças no Orinoco e avança, procurando sempre, até à Patagónia.
Mas o verão passa e ele continua sozinho. E quando a esperança já quase lhe morreu aparece a desejada. Saúdam-se, entusiasmados, e iniciam juntos o regresso a casa.
O caminho passa agora sobre as alturas dos Andes, através de nuvens geladas. Mas já não falta muito para chegar ao destino, uma vez que a fêmea, tal como milhares de outras, será vítima dum atirador pérfido.
Ele fica de novo sozinho e percorre assim a última etapa. Instala-se na sua reserva habitual e espera. Será que chega a companheira, ou ele é, realmente, o último maçaricão-esquimó?

Sem comentários:

Enviar um comentário