sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hora do folhetim - 27

(...)
No princípio de Outubro, numa noite clara de luar, levantaram voo e seguiram um vale afluente do Orinoco, até ele se perder nas montanhas que separam as bacias hidrográficas do Orinoco e do Amazonas. Então desceram um pouco e sobrevoaram um afluente do Amazonas. Seguiram a estreita fita de água para sul, e tinham atingido o poderoso rio quando a manhã chegou. Deste lado do equador, os ventos alísios sopram de noroeste para sueste. Para ter vento de lado, o bando seguiu, durante a noite, a direcção de sudoeste, em vez de se dirigir directamente para sul. Voaram 800 quilómetros, e ao romper do dia tinham à vista os Andes peruanos, com os seus cumes cobertos de neve. Na orla sul da zona dos alísios o vento soprava de leste, e nas três noites seguintes dirigiram-se para sueste. Quando chegou a quinta manhã, as aves estavam de novo magras e cansadas. Poisaram nas Pampas argentinas, quatro mil quilómetros a sul dos Llanos da Venezuela.
A primavera tornara verdes o capim e os cardos gigantes, e havia enxames de gafanhotos. As aves comeram durante todo o dia, alimentando-se dos insectos nas ervas rasteiras. Por vezes procuravam zonas mais fundas, onde o chão era pantanoso e o capim crescia mais forte. Aqui viviam insectos aquáticos, que enriqueciam a alimentação, tornando-a variada. As aves prosseguiam caminho frequentemente, sem nunca fazerem longas etapas. As suas rémiges estafadas tinham caído, dando lugar a outras novas. E em breve as asas ganharam de novo a sua antiga força.
Estavam agora a quase treze mil quilómetros de distância dos locais de nidificação no Árctico. Para além delas, só os pernas-amarelas, pilritos-dos-prados e muito poucas aves tinham empreendido tão longa viagem. No entanto o impulso migratório continuava a empurrar o maçaricão e as tarambolas para sul. Nas noites claras, quando fortes ventos de oeste varriam as pampas, criando boas condições de voo com vento lateral, o bando atacava de novo os ares. Horas depois estavam duzentos, trezentos quilómetros mais a sul, e, por um momento, acalmava a sua inquietação. O maçaricão conduziu o bando até ao cimo de uma colina enluarada. As tarambolas seguiram-no e esperaram aqui pela manhã.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário