quinta-feira, 17 de junho de 2010

Planeta-Mãe - 18

(...)
A DOENÇA DAS VACAS LOUCAS
A Europa e a França são há muito tempo deficitárias na produção de cereais proteaginosos, embora estas plantas ricas em proteínas permitam uma engorda rápida dos animais. Mesmo fortemente subsidiadas e cobrindo 70% da superfície agrícola, as colheitas não bastam para cobrir as necessidades das criações intensivas de gado.
De facto nós nunca tivemos meios para comer carne como comemos. Durante anos alimentámos o gado com farinhas animais saídas do açougue. E foi preciso que as vacas ficassem loucas para darmos conta de que elas se tinham tornado carnívoras. Foi preciso o escândalo do frango com dioxinas, para descobrirmos que dávamos aos frangos a comer fosse o que fosse, incluindo lamas residuais da estação de tratamento.
Estas contrariedades obrigaram os produtores a voltarem-se para o mercado de cereais, fazendo aumentar a procura. Aumentaram as importações de forragem animal, 60% das quais provêm de países em vias de desenvolvimento. Pomos as suas populações pobres a cultivar soja, milho ou colza, destinados a engordar o nosso gado. Mas a maior parte delas continua a sofrer a fome e a malnutrição.
Outro escândalo ligado a estas importações é o facto de que elas introduziram os Organismos Geneticamente Manipulados na alimentação dos animais, já que 60% da soja cultivada mundialmente é geneticamente modificada. Os OGM são proibidos em França, mas não a sua importação, nem a utilização nas criações. No próximo escândalo sanitário, os franceses ficarão a saber que alguns animais que eles devoram são há anos alimentados com OGM.
Mas além destas culturas destinadas a encher a pança dos nossos animais, agora desenvolvemos culturas destinadas a encher… os depósitos das nossas viaturas.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário