domingo, 6 de fevereiro de 2011

Hora do folhetim - 45

(...)
Quatro ou cinco horas depois, os maçaricões tinham ultrapassado as aves mais pequenas e voavam sozinhos. De repente o ar tornou-se mais frio e pesado. As asas obtinham mais impulso, e o alísio de leste rodou para sul. Pequenos farrapos baixos escureceram por momentos a lua, nuvens pesadas e negras começaram a acastelar-se, a noite ficou escura e as águas do golfo despareceram lá em baixo, na treva. O vento rodou para leste, mas pouco depois virou de novo, soprando agora de norte com fortes rajadas. Os maçaricões rumaram para oeste, para o terem de lado. Então começou a chover copiosamente, como se uma parede de água se elevasse diante deles.
Depois da primeira bátega de água, o vento e a chuva amainaram um pouco, mas o mau tempo manteve-se durante cinco horas. Só ao nascer do sol é que atingiram céu calmo e transparente. Normalmente continuariam a voar em frente, sobre os charcos e os pântanos salgados da costa do Texas, para depois poisarem, um pouco mais além, nas aluviões das pradarias. Mas o temporal tinha-os esgotado. As rémiges encharcadas colavam-se umas às outras, e já não reagiam adequadamente aos movimentos dos músculos. Logo que alcançaram a costa, desceram sobre a praia, em voo planado.
Havia por baixo deles uma estreita ilha, com dunas de areia e manchas de relva, correndo paralela à costa, ao longo de quilómetros. Durante um ou dois minutos os seus olhos procuraram um lugar onde houvesse alimento. Na areia havia numerosas poças de água, provocadas pela chuva da noite. Bandos de narcejas, obrigadas a poisar pelo temporal, rodeavam estas poças, procurando comida ou alisando a plumagem. Os maçaricões sobrevoaram vários bandos de tarambolas e galinholas, sobre uma duna. Na sua frente havia charcos lamacentos, onde já se encontravam centenas de maçaricões-norte-americanos, que gritaram na sua direcção. Os dois maçaricões abriram as asas e poisaram no meio deles.
Mas só ali ficaram durante o dia. Ao cair da noite partiram sozinhos, e duas horas depois poisaram na pradaria enluarada, cento e cinquenta quilómetros para o interior.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário